FAMA agora conta com a plataforma Simulare

A FAMA mais uma vez traz uma inovação para os seus alunos! Trazemos a vocês a plataforma Simulare, um jogo simulador empresarial interativo! Os jogos empresariais da Simulare permitem que os participantes simulem a gestão de uma empresa em um ambiente altamente competitivo e interativo, tomando diversas decisões do negócio com base em notícias, relatórios e gráficos gerenciais. Cada equipe, formada por 3 à 5 pessoas, interage tomando decisões de uma empresa fictícia e arcando e entendendo os resultados de suas ações. As empresas competem entre si durante um período que pode variar de algumas horas a meses. O tempo depende da dinâmica adotada. A simulação acontece em rodadas de decisões. A cada nova rodada, as equipes tomam decisões como preço, investimento em propaganda, prazos de recebimentos e pagamentos, compras de insumos e máquinas, contratação e demissão de pessoal, empréstimos, financiamentos, etc.

Todas essas decisões são tomadas com base em análises das regras do jogo, das notícias publicadas no portal da Simulare, dos relatórios contábeis e gerenciais emitidos pelo simulador e das políticas e metas da empresa simulada.

A simulação acontece nos ambientes industriais, comerciais ou de prestação de serviços. Em cada um dos ambientes, é possível simular diferentes cenários.
O simulador de gestão de negócios pode ser utilizado em empresas e em instituições de ensino. É uma metodologia que oferece excelentes condições para o desenvolvimento de diversos aspectos humanos, tais como perceber e analisar o todo (visão sistêmica), desenvolver estratégias, trabalhar em equipe e tomar decisões em conjunto, proporcionar o exercício do conhecimento de estratégias e visão voltada para o mercado.