Estudantes de Direito da FAMA fazem visita técnica ao TJAL

Estudantes do 1º ao 9º período do curso de Direito da Faculdade de Maceió (FAMA) fizeram uma visita técnica ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) na manhã desta terça-feira (3). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os ambientes da Corte e também assistiram a uma sessão do Pleno.

A visita foi guiada pela secretária da 1ª Câmara Cível do TJ, Margarida Melo, que explicou aos estudantes o funcionamento do Tribunal, falou sobre as Câmaras e como é o julgamento nelas. Para a servidora, o contato dos alunos com o Judiciário é fundamental, já que será o ambiente de trabalho deles no futuro.

“A finalidade é colocar na prática o que eles estudam lá na teoria, só que no local mesmo, para eles se ambientarem. Eles podem estar aqui futuramente, seja na magistratura, seja pelo Ministério Público ou Defensoria, como advogados, ou se optarem por serem servidores do TJ. É bom que eles venham e conheçam esse local de trabalho”, explica.

Segundo a professora de processo civil Tálita Nunes, a maioria dos estudantes estão fazendo a visita pela primeira vez. Para Tálita, o objetivo da atividade, além de conhecer o local, é entender algumas funções do Tribunal, que não são apresentadas em detalhes na sala de aula. “É importante que eles tenham esse primeiro contato, tem coisas que por mais que a gente explique na sala de aula, nunca vai ser como uma vivência”.

Lucas Carvalho está no 6º período do curso, e pensa em prestar concurso futuramente para trabalhar no TJ. Para o estudante, que visitou pela primeira vez o Judiciário, a oportunidade de conhecer e ver uma sessão do Pleno foi interessante.

“É uma forma de integralizar o conteúdo que a gente aprende na sala de aula. A gente pode aprender e ver como de fato o direito funciona. Eu acho que familiariza o estudante com o ambiente, de modo que quando você já esteja formado, você se sente mais à vontade e confortável em atuar”, salienta.

Fonte: TJAL