SOBRE O CURSO DE DIREITO DA FAMA

Tempo de Duração do Curso: 5 anos
Coordenação : Professora Especialista Elenira Lima Pompe Perrelli Teixeira

Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió – FAMA. Professora de Direito Processual Penal I . Advogada inscrita na OAB/AL. Mestranda em Sociedade, Tecnologias e Politicas Públicas da UNIT/AL . Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Universidade Católica Dom Bosco do Mato Grosso do Sul (2008) e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2006).

Email do Curso de Direito: coordenacaodireito@famaalagoas.edu.br

CORPO DOCENTE DO CURSO DE DIREITO

DOCENTETITULAÇÃOLATTES
ANA LUIZA DE AZEVEDO FIREMAN DOUTORALATTES
ANA PAULA CAVALCANTE CARNEIRO MESTRALATTES
BRENO TAVARES DANTAS ESPECIALISTALATTES
BRUNO CAVALCANTE LEITÃO SANTOS MESTRELATTES
CARLA PRISCILLA BARBOSA SANTOS CORDEIRO MESTRALATTES
CLEANTHO DE MOURA RIZZO NETOESPECIALISTALATTES
DOUGLAS VIEIRA DE ALMEIDA ESPECIALISTA LATTES
ELENIRA LIMA POMPE PERRELLI TEIXEIRA ESPECIALISTA LATTES
EMANUELE BARROS PIMENTEL ESPECIALISTA LATTES
ESTÁCIO LUIZ GAMA DE LIMA NETTO MESTRELATTES
FABRÍCIO BARBOSA MACIEL ESPECIALISTALATTES
FELIPE ROSA DA SILVA MESTRELATTES
FRANCISCO MALAQUIAS NETO MESTRE LATTES
GUSTAVO FERREIRA GOMES MESTRELATTES
JANAÍNA HELENA DE FREITAS MESTRA LATTES
KALINE PACÍFICO DE BRITTO MACHADO MESTRA LATTES
KARIN MARIA MONTENEGRO MARQUES ESPECIALISTALATTES
LUCIANA DE CARVALHO SALGUEIRO SILVA MESTRA LATTES
LUCIANA DE MELO FIGUEIRÊDOESPECIALISTALATTES
LUIZ CARLOS OMENA ESPECIALISTA LATTES
PATRICIA FERREIRA ROCHA MESTRALATTES
PATRICIA TEREZA SANTOS TORRES MESTRA LATTES
PAULA FALCÃO ALBUQUERQUE MESTRA LATTES
REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA MESTRALATTES
SÉRGIO HENRIQUE DANTAS KUMMER ESPECIALISTA LATTES
STEPHANIE MARIANNI LOPES PEREIRA ESPECIALISTA LATTES
SUELLEN CAROLINE SALUSTIANO DA SILVA MESTRA LATTES
TÁLITA NUNES DE SOUZA BAÊTA FEIJÓ ESPECIALISTA LATTES
WILLAINE ARAÚJO SILVA MESTRA LATTES

APRESENTAÇÃO

O Curso de Direito da FAMA tem como um de seus objetivos formar profissionais da área jurídica capazes de construir uma nova sociedade, que se apresente mais livre, justa e solidária, tal qual inscrito no inciso I, do art. 3º, da Constituição Federal do Brasil.

Para tanto, conta com um Projeto Pedagógico primoroso, inovador, no qual o aluno é o centro em torno do qual converge toda a atuação dos integrantes dos Órgãos Diretivos da Faculdade, do Corpo Docente e do Corpo Técnico Administrativo.

Nosso Projeto Pedagógico obteve conceito “A” junto ao MEC, sendo o Curso de Direito da FAMA um dos poucos cuja autorização fora recomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Os professores que integram o Corpo Docente da FAMA possuem titulação compatível com as exigências legais. São profissionais comprometidos com a missão de educar, não se limitando a serem meros repetidores de conteúdos em sala de aula.

A grade curricular do Curso de Direito atende às diretrizes fixadas pelo MEC, de sorte que nela estão distribuídas, racionalmente, as disciplinas que compõem os três eixos da formação do aluno: fundamental, profissional e prática.

Os alunos do Curso de Direito da FAMA podem participar, se aprovados em processo de seleção, dos Programas de Monitoria e Iniciação à Pesquisa, de modo que a vida acadêmica do Corpo Discente não se restringe às aulas ministradas por nossos aplicados professores.

A FAMA está plenamente comprometida com o futuro de seus alunos, preparando-os para desempenhar as mais variadas carreiras jurídicas, como juízes, promotores, advogados.

Neste espaço virtual, espera-se propiciar à comunidade acadêmica uma gama de informações destinadas a facilitar a interação aluno/instituição, aluno/professor.

Aproveitem-no, utilizem-no, pois nós, que fazemos o Curso de Direito da FAMA, estaremos sempre prontos para aprimorá-lo, quando necessário.

Forma de Ingresso Mediante Processo Seletivo (vestibular), Re-opção de Curso, Equivalência ou Transferência e ENEM. No que concerne a forma de ingresso, esta ocorre através de duas entradas por ano, em virtude do Regime Semestral.

REGIME ADOTADO

O regime adotado para o curso de Direito é Regime Semestral.

Embora não contemple partes flexíveis, a FAMA estimula a participação em atividades extracurriculares, através da extensão e pesquisa, bem como a realização de seminários, simpósios, monitoria, iniciação científica, participação em encontros nacionais de direito, além de participação em atividades.

Visão

Formar profissionais qualificados para o exercício das atividades pertinentes aos operadores jurídicos, conscientes de sua participação nos processos de transformação da sociedade, do Estado e do Direito brasileiros, enquanto atores históricos capazes de atenderem às demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico.

Missão

Proporcionar referência teórica e experiência concreta para a implementação dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, visando ao exercício competente e à qualificação cada vez maior das atividades profissionais; Qualificar os alunos para assumirem suas atribuições e deveres sociais como operadores jurídicos aptos e responsáveis a desenvolverem suas atividades técnico-jurídicas em sintonia com a realidade social e fundadas em referenciais humanistas, éticos e solidários; Despertar nos alunos que, como futuros profissionais de uma área das ciências sociais aplicadas, devem ter consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais tem como condição de possibilidade de realização e exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático.

Perfil Profissional do Egresso

  • As principais profissões jurídicas a que o egresso do Curso de Direito pode ascender são as seguintes: magistratura, ministério público e advocacia.
  • Na magistratura, exercitar-se-á a atividade jurisdicional, seja no Juízo Comum, no Federal ou no Trabalhista. Em cada um deles, uma espécie de conflito para cuja pacificação o magistrado, profissional da respectiva carreira jurídica, terá de atuar, tendo em vista o ordenamento jurídico então existente.
  • O Ministério Público se caracteriza por ser uma instituição permanente, indispensável à função jurisdicional estatal, cabendo-lhe, como preconizado na Constituição Federal, a defesa: a) da ordem jurídica; b) do regime democrático; c) dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Assim, promotores de justiça, procuradores do trabalho e procuradores da república cumprirão as tarefas que lhe são atribuídas por força de lei, sempre com vistas à defesa dos interesses maiores dentro de nossa sociedade.
  • O advogado é figura indispensável à administração da justiça, exercendo seus misteres seja através da advocacia pública (Advogados-gerais da União, Procuradores da Fazenda Nacional, Procuradores dos Estados, Procuradores dos Municípios), seja através da advocacia privada, ou defensoria pública.
  • O ingresso na advocacia pressupõe a submissão, do candidato concluinte do Curso de Direito, a exame, prestado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, chamado Exame de Ordem.
  • Contamos, atualmente, com duas matrizes curriculares.