SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FAMA
Tempo de Duração do Curso: 4 anos
Coordenação : Professor Especialista André Luis Guimarães da Rocha

Possui graduação em Administração Pública – Bacharelado – pela Universidade Estadual de Alagoas (2011) e Especialização em Docência do Ensino Superior pelo CESMAC – Centro de Estudos Superiores de Maceió (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Na área da docência, foi professor voluntário da FACIMA-TI – Faculdade da Cidade de Maceió para a Terceira Idade, ministrando a disciplina Educação Financeira, e hoje coordena o curso de Administração da FAMA – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió, onde também ocupa as cadeiras de Administração Mercadológica e Administração da Produção e de Materiais.

Email do Curso de Administração: coordenacaoadministracao@famaalagoas.edu.br

CORPO DOCENTE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DOCENTETITULAÇÃOLATTES
ALEXANDRA CRISTINA DA SILVA FRANÇAESPECIALISTALATTES
ALINE DOS SANTOS PEREIRAESPECIALISTALATTES
ANA LUIZA AZEVEDO FIREMANDOUTORALATTES
ANDRÉ LUIS GUIMARÃES DA ROCHA ESPECIALISTA LATTES
CARLOS HENRIQUE SILVA RIOSESPECIALISTALATTES
DANIELLE LIMA BEZERRAESPECIALISTALATTES
ELIANE SILVA ARAÚJO CORREIA MESTRALATTES
ESTELA MAYRA DE MOURA VIANNAESPECIALISTALATTES
ISALINE AZEVEDO TENÓRIO MESTRA LATTES
JOSÉ WILSON DA SILVA JÚNIORMESTRELATTES
KÁSSIA MAGALY OLIVEIRA COSTA ESPECIALISTA LATTES
LUIZ ALBERTO DA SILVA CORREIA ESPECIALISTA LATTES
LUIZ CARLOS OMENA DA SILVA JÚNIOR ESPECIALISTA LATTES
LISSÂNYA BASÍLIO DOS SANTOSESPECIALISTALATTES
MÁRCIO DE MENDONÇA MELÂNIA MESTRE LATTES
PATRÍCIA TEREZA SANTOS TORRES MESTRA LATTES
PAULO SALGADO ACCIOLY MESTRELATTES
PAULO ROBERTO MEDEIROS SARMENTO ESPECIALISTA LATTES
RENARD DOS SANTOS RODRIGUESESPECIALISTA LATTES
SIMONY DA CONCEIÇÃO ROCHA BARROS ESPECIALISTA LATTES
STEPHANIE MARIANNY LOPES PEREIRA ESPECIALISTA LATTES
SUELLEN CAROLINE SALUSTIANO DA SILVA MESTRALATTES
VANESSA JULIANA DE MENDONÇA ARAÚJO MESTRALATTES

APRESENTAÇÃO

Contribuir na formação de administradores, adequados às peculiaridades de Alagoas e da Região Nordeste, alinhados às tendências nacional e internacional; aptos, portanto, a executar atividades entre as mais diversas no campo da administração, incentivando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, tornando-os capazes de enfrentar as transformações que ocorrem nos âmbitos interno e externo das organizações e do meio onde estas estão inseridas.
  • Possibilitar a compreensão de cada participante, sobre a importância dos valores, missão e visão do curso de administração.

  • Desenvolver competências, habilidades e atitudes que permitam aos formandos, o desenvolvimento de comportamentos capazes de transferir o aprendizado na academia para âmbito das organizações.

  • Possibilitar o conhecimento e a compreensão das interligações entre a administração e outras ciências.

  • Possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização das modernas técnicas e ferramentas de administração.

  • Despertar nos formandos, o papel estratégico da administração para diferentes tipos de organização e mercados.

  • Incentivar a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente ante os novos modelos de gestão e de organizações.

  • Incentivar o espírito empreendedor dos formandos.

  • Estabelecer eixos de pesquisa para servir de base ao desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão ou Programa de Iniciação Científica.

  • Estabelecer o mecanismo de realização do Estágio Supervisionado.

  • Determinar a sistemática de avaliação do aproveitamento escolar.

  • Estabelecer mecanismos de controle e avaliação do processo ensino-aprendizagem.

FORMA DE INGRESSO

Mediante Processo Seletivo (vestibular), Re-opção de Curso, Equivalência ou Transferência e ENEM.

Visão

Tornar-se referência em Administração Pública e Privada, no Estado, através do desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com foco em eixos que atendam as necessidades do mundo do trabalho.

Missão

Promover a formação de bacharéis através do desenvolvimento de competências voltadas às habilidades, conhecimentos, atitudes e hábitos, visando atender às necessidades local e regional, pautadas nos princípios da responsabilidade, da ética, do respeito e da solidariedade.

Perfil Profissional do Egresso

Identificar a capacidade de dominar princípios gerais da administração familiarizando-se desta forma, com suas áreas clássica e moderna; reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações nos processos produtivos, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisão; finalmente, desenvolver expressões e comunicações compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e grupais.

Analisar cenários e ser capaz de elaborar diagnósticos, observando aspectos positivos e negativos, relações de causa e efeito, apresentando sugestões estratégicas para solucionar problemas; aplicar diversas ferramentas de gestão empresarial visando à solução de problemas contingenciais, bem como a melhoria contínua de processos produtivos organizacionais, obtendo-se assim, vantagem competitiva; desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos administrativos, produtivos e de controle; conhecer e utilizar técnicas de gerenciamento de projetos; realizar consultoria em gestão, pareceres e perícias administrativas; refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; elaborar relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras sobre temas em administração; capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional flexível e adaptável.